< Voltar

 
 

 

Como gerar DARF bolsa de valores (ações)?

   

 

 

 

 

Emitido pelo Ministério da Fazenda e pela Secretaria da Receita Federal, DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) é um documento que serve para a cobrança de impostos administrados por esses órgãos. Abaixo veremos como gerar uma DARF para pagamento de imposto sobre ganhos líquidos em bolsa de valores, utilizando o programa SiCalc.

DARF 6015 como preencher

Para ficar em dia com a receita, se você investe na bolsa de valores precisa estar atento a necessidade de recolhimento de imposto de renda mensalmente em caso de apuração de lucros (Leia: Como Calcular I.R. Ações e Opções). Uma maneira bem fácil de gerar uma DARF é através do programa SiCalc da Receita Federal.

Cada tipo de imposto tem um código diferente que identifica o que está sendo pago, no caso imposto sobre ganhos em renda variável o código a ser utilizado é 6015 -> IRPF – GANHOS LÍQUIDOS EM OPERAÇÕES EM BOLSA. A DARF 6015 serve para recolher ir sobre ganhos de day trade e operações comuns.

Confira abaixo o passo a passo

1- Baixe o SiCalc atualizado no site da Receita Federal e instale em seu computador: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/darf-calculo-e-impressao-programa-sicalc-1




2- Inicie o programa. Ao abrir pela primeira vez, você terá que inserir o código do seu Município.



3- Escolha a opção 1- Cálculo dos Acréscimos Legais dos Tributos e Contribuições administrados pela Receita Federal do Brasil e respectiva emissão de DARF. Clique em Continuar.



4- Na tela que abrir, insira a data de pagamento, o código da DARF, mês de apuração e o valor a pagar. Após clique em Calcular.



5- Clique em DARF



6- Preencha os dados conforme imagem abaixo



O SiCalc serve também para calcular a multa e os juros em caso de atraso no pagamento.
 

 

InvestGraf - Stock Investment Advisors © 2006 ~ 2020 Todos os direitos reservados