< Voltar

 
 

Como fechar o ano no azul, longe das dívidas

Algumas dicas de como ter uma vida financeira saudável

   

Confira algumas dicas de como ter uma vida financeira saudável

Anote em detalhes todas as dívidas acumuladas até hoje (prazo de vencimento, montante, a que gasto se referiu, foi uma dívida planejada ou por impulso) . Isso ajuda a ter uma visão ampla dos problemas.

Monte uma planilha com todos os ganhos de renda, e gastos diários, tanto com coisas menores, como com contas de maior valor. Isso permite comparar, priorizar e acompanhar os gastos em todas suas dimensões.

Renegocie todas as dívidas pendentes ou, ao menos, melhore as condições de pagamento junto a seu credor (banco, financeira, imobiliária), estendendo o prazo, parcelando sem juros, ou conseguindo um bom desconto à vista.

Evite desperdícios e luxos desnecessários, como compras por impulso, ou recursos sem limites às crianças e adolescentes da família.

Pesquise, compare e exija preços mais baixos em seus gastos, principalmente quando forem relacionados a serviços, educação, saúde, lazer.

Priorize seus projetos para o ano e estime os meios necessários para sua execução. Comprar um carro, viajar, mobiliar a casa, entre outros projetos pessoais e familiares, podem sair caro se começarem a ser planejados muito em cima da hora.

Aplique conceitos empresariais a sua gestão financeira pessoal: controle de contas, boa gestão, análise e melhor escolha dos gastos prioritários, uma boa rede de contatos de fornecedores de suas comprar de bens e serviços mais comuns.

Não olhe seu passado financeiro com medo, insegurança e decepção. O que já foi, já foi. É hora de usar toda tua experiência para aprendizado e progresso na gestão das contas. É hora de retomar o controle.

Faça uma poupança mensal destinada exclusivamente às contas de fim de ano (em torno de 5% de tua renda), que incidem pesadamente no orçamento, como tributos, dívidas, viagens, festas de família. Isso trará paz e segurança na hora de decidir como executar teus projetos.

A vida deve ser vivida não em função das dívidas e demais obrigações financeiras, mas apesar delas. Com planejamento, controle, ajuda profissional e convicção, é possível passar um período mais agradável e tranquilo, sem medo de dívidas ou desordem financeira.

InvestGraf Investment Coaching © 2015 Todos os direitos reservados