< Voltar

 
 

 

 

Bolsa fecha 2018 com alta de 15% e dólar sobe quase 17%

 

Em ano de tensões externas e mudança de governo, a Bovespa acumulou valorização de 15% em 2018. Dólar fechou a R$3,87 com valorização de 16,89%.

E Itabaiana - 28dez18

   


 

Impulsionado principalmente pelo bom humor no exterior, o Ibovespa fechou em alta a última sessão do ano, com ganhos de 2,84%, aos 87.887,26 pontos nesta sexta-feira, 28. Com isso, terminou 2018 com valorização acumulada de 15,03%, na contramão dos principais índices do mundo e de outras economias emergentes, que encerraram o ano em baixa.

 

O avanço teve respaldo da melhora do ambiente externo e um pouco de correção das perdas registradas ao longo da semana, com as ações da Petrobrás entre as maiores altas do Ibovespa, além da Eletrobrás.

 

Já o dólar à vista fechou hoje em baixa de 0,36%, aos R$ 3,8755, em linha com a fraqueza no exterior e em meio à vitória dos vendidos na disputa pela formação da última Ptax de dezembro e do ano, que servirá para a liquidação do contrato futuro de janeiro e os ajustes das posições cambiais e nos balanços corporativos deste fim de ano.

 

Em 2018, a moeda subiu 16,89% ante o real, que registrou o terceiro pior desempenho ante o dólar entre os principais países emergentes, atrás apenas da Argentina e da Turquia. O alívio no câmbio, juntamente com o otimismo sobre o novo governo, alimentou a queda dos juros futuros, que terminaram a sessão regular nas mínimas históricas. Em Nova York, as bolsas passaram o dia sob volatilidade, com mais um dado econômico aquém do esperado nos EUA reforçando as preocupações sobre o desempenho da economia, que também penalizaram o dólar. Na última hora de negócios, porém, os índices em Wall Street se firmavam em alta.

 

O mercado aproveitou o dia para fazer um balanço dos investimentos de 2018 e já planejar os negócios para o ano que vem.

 

A alta nos futuros acionários em Wall Street e sinalizações benignas da equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) quanto a medidas fiscais corroboravam os ganhos no pregão brasileiro.

 

Feliz 2019!!!

 

InvestGraf Investment Coaching © 2019 Todos os direitos reservados