< Voltar

 
 

LTA - o que é e como usar!

Por mais simples que seja, respeitar uma Linha de Tendência, pode ajudar até os fundamentalistas mais ortodoxos, a evitar perdas desnecessárias.

E Itabaiana - 24abr08

   

A sigla LTA significa Linha de Tendência de Alta, ou seja, uma linha ascendente que aparece debaixo dos candlesticks - em vermelho, mostrando que 'enquanto estiver acima dessa linha, a tendência será de alta', tal e como seu nome a define.

Quando uma ação cai e perde essa linha, significa que a tendência de alta foi perdida e consequentemente não estará mais subindo como até então, portanto estará caindo. Não há nada que possa mudar isso.

Nós é que nos enganamos, e de Investidores nos transformamos em 'torcedores', partindo para o 'acho que vai voltar e subir'... Essa é uma manifestação do maior desafio para operar na Bolsa de Valores, que é lidar com nossas próprias emoções de medo e ganância.

Recordo a frase: - só sobe se subir! ou seja, se estiver caindo não estará subindo! Simples e lógico não? Que argumento poderia ir contra?

Muitos daqueles que creem em análises complexas, noticias e rumores, não compreendem suas consequências, nem seu alcance. O fato de que a explicação gráfica das Linhas de Tendência não contenha alegorias nem explicações mais detalhadas que possam dar lugar a interpretações, é porque sua essência é clara e é o que a faz poderosa, porque vai direto à inteligência, sem mistérios ou segredos.

É preciso pois, compreendê-la com inteligência. Isso decorre do fato de que, descontada alguma sorte material da ciência, não requer senão olhos para ver, ao passo que a parte essência da observação exige um certo grau de sensibilidade que se pode chamar maturidade do sentido, independente da idade e do grau de instrução.

Unindo essa inteligência aos indicadores MACD, Fractal, Bollinger e o fato de que na cabeça de pivot ou um topo histórico (TH), há sempre o risco de bater e voltar, e assim, a análise da LTA é muito, mas muito proveitosa pois evita perdas desnecessárias.

Se voltar a subir e romper o topo ou a cabeça de Pivot, mostrando uma reação depois de um 61.8%, formando um Pivot de Alta, junto com um MACD, Fractal e Bollinger favoráveis, compra-se outra vez.

As regras simples que utilizamos na InvestGraf para comprar são 7 e para vender apenas 1. Elas estão no link "Skript".

Outra frase pertinente é: - Não ganhar é melhor do que perder! ou seja, é prudente nesses momentos, se perder a LTA, sair e esperar zerado e entender para onde irá definir-se a tendência, até mesmo por que, de novo: Só sobe se subir!

Isso é simples demais! Isso é lógico demais! Alias, é uma verdade absoluta! E lutar contra isso seria como lutar contra o fato de que a terra é redonda. Na idade média o ser humano queimou seus semelhantes por afirmarem isso! Nunca fui ao espaço para comprovar, mas Eratóstenes deduziu que a terra era redonda, definindo seu diâmetro ainda no século III A.C., utilizando apenas sua inteligência, muita simplicidade e a essência da observação. A explicação de como ele fez isso está no link "A matemática e as sombras":

Para finalizar: quando ficamos 'passivos' diante de uma perda de LTA, descobrimos por que chamam ação de 'ativo'.

InvestGraf Investment Coaching © 2015 Todos os direitos reservados